Dicas de leitura




CONTEÚDO DA OBRA:

Robert, é um menino que como tantos, tem problemas com a disciplina de Matemática na escola. Não gosta dos números, não gosta do seu professor de Matemática, não acredita haver significado neste estudo, não vê relação com a utilidade ou mesmo com a sua realidade. Sua relação com tal disciplina é tão conturbada, que o menino costuma ter pesadelos de vários tipos, onde é devorado por peixes gigantes, escorrega infinitamente sem conseguir segurar-se..., enfim, todos os sonhos que Robert tinha, eram com situações que ele nunca dominava, criaturas muito mais fortes do que ele ou com coisas que por maior que fosse seu esforço, nunca conseguia alcançar.
Uma noite, durante um dos pesadelos ele passa a sonhar sequencialmente com um diabo, chamado Teplotaxl – O Diabo dos Números, que noite após noite vai conquistando o garoto Robert, ensinando Matemática e discretamente, faz com que o mesmo passe a gostar desta disciplina, resolvendo seus problemas com a mesma.
A Matemática é percebida pelo menino Robert como sendo o mal a ser evitado, saliente na constante repulsa que o garoto demonstra pela mesma. Nota-se também, que em várias ocasiões, Robert vê a disciplina de Matemática como algo muito maior do que sua capacidade, algo de fato intransponível, pelo qual não adianta lutar, sobrando apenas, neste caso resignar-se com tal realidade e refugiar-se em seu próprio medo.
Noite após noite, o diabo dos números aparece nos sonhos de Robert e divertidamente vai dando “dicas” matemáticas ao menino, passando suavemente por vários conteúdos matemáticos. Todas as atividades matemáticas que o diabo dos números propõe à Robert, inicialmente são pontos para crítica por parte do garoto, que diz ser difícil, uma armadilha, algo que começa fácil mas piora com o tempo. Esta é de fato, a visão que o garoto tinha sobre Matemática no início do livro, antes de se aventurar na companhia do diabo dos números.
O professor de Matemática de Robert é o Senhor Bockel. Ele também é motivo de preocupação para o garoto, pois igualmente ao diabo Teplotaxl representa todo o pavor que o mesmo tem pela Matemática. O professor Bockel é visto sob dois aspectos: primeiramente o menino expõe o professor sob sua ótica, ou seja, bastante ruim, mas num segundo momento, o diabo Teplotaxl dá uma nova visão ao papel do nobre professor, explicando alguns comportamentos do mesmo, em função de sua realidade docente, de uma forma bastante condescendente.
Toda a história de convivência do diabo dos números e do menino Robert em seus sonhos, ocorre de forma suave, assim como o caminhar pelos conteúdos matemáticos. As “aulas de matemática” acontecem de forma tão sutil e natural, utilizando elementos do imaginário do garoto, que ao se findar a leitura, percebe-se o percurso em uma viagem histórica no adorável mundo da Matemática. Não é pouco comum que o convidado desta leitura, assim como o garoto Robert se maravilhe com descobertas já anteriormente “descobertas”, porém inconscientes.


A história de Robert, ou melhor do livro – O Diabo dos Números -adapta-se com facilidade ao universo de cada indivíduo que a lê. Cada pessoa possui seus próprios medos, fundamentados ou não, que quando não devidamente resolvidos e enfrentados, transformam-se em pavor atravancando o desenvolver das atividades da vida. Em termos de vida escolar, o diabo Teplotaxl pode personificar qualquer disciplina, ou mesmo, várias disciplinas, ou até mesmo situações peculiares particulares de cada indivíduo, enquanto que Robert, o menino assustado, pode representar sem muito esforço, em termos de vida escolar qualquer aluno e sob uma ótica maior, qualquer um de nós, indivíduos adultos ou não que também sentem algum ou vários tipos de medo.

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