sábado, 8 de junho de 2013

PERFIL – MAURÍCIO JOSÉ LOPES 
Professor efetivo de Matemática e Ciências 
FORMAÇÃO Ciências Física e Biológicas com habilitação em Matemática - UNIMAR Administração de Empresas – UNIVEM 
Pós graduação em Gestão Escolar – FABAM 
Pós Graduação em Gestão do Currículo – USP 

 NARRATIVA DA VIDA ESCOLAR A minha vida escolar se deu início quando fui matriculado na primeira série em uma escola da zona rural na fazenda que morávamos. Uma escola que ficava bem distante de minha casa. A minha primeira professora, da primeira série marcou muito minha vida. Deixou muitas saudades, pela sua dedicação, carinho, atenção e interesse em nos ensinar. Essa professora foi uma das principais responsáveis por eu ter prosseguido nos estudos e vindo estudar na cidade. Com ela aprendi as primeiras letras, e os primeiros números. Apesar de sua posição social era muito humilde e queria ver o progresso de todas as pessoas. Lembro que sentávamos em dupla, isto facilitava o estudo, principalmente quando tínhamos dúvidas, por que um colega contribuía com o outro nas atividades e tarefas atribuídas pela professora. Havia algumas árvores ao redor da escola e nós utilizávamos uma semente produzida por ela que se chamava “ contas” para treinarmos cálculo e aprender com mais facilidade as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.Nós aprendíamos as operações como se fosse um jogo, uma brincadeira. Estes professores marcaram de forma positiva a minha trajetória inicial de vida escolar. Um dos meus passatempos favoritos na época de infância era ler gibis. Tinha um amigo que era colecionador de diversos tipos de gibis e ele tinha o maior prazer em me emprestar seus livros e revistas. Nós gostávamos de comentar e discutirmos os assuntos da história. Com isso eu mantinha também uma coleção modesta de revista e gibis em minha casa que compartilhava com outros colegas. Com isso fui desenvolvendo o gosto pela leitura. 
CURSO GINASIAL Após concluir o curso primário, quem quisesse continuar os estudos devia estudar na cidade e para isso deveria prestar uma prova de admissão e obter nota mínima 5 (cinco). Os alunos eram selecionados para poder frequentar o curso ginasial. Na época a professora D. Inocência (Minha primeira professora ) deu aulas gratuitas no período noturno como preparação para os interessados em adentrar o curso ginasial nas escolas públicas. Somente três alunos de todas as turmas prestaram a prova no ginásio industrial em Garça e somente eu e um amigo meu conseguimos ser aprovados. Comecei então a frequentar a Escola da cidade, dando início a primeira série do curso ginasial. A fazenda possuía um carro modelo Jipe, que nos levava ao distrito de Padre Nóbrega, onde pegávamos o trem para chegar à cidade. Neste intervalo de tempo veio o período do “Êxodo Rural” e meus pais conseguiram comprar um terreno e construir uma casa na cidade, com isso mudamos definitivamente. Morar na cidade, que era um de nossos sonhos. 
INÍCIO DO CURSO COLEGIAL Ao terminar o curso ginasial precisava me matricular em uma escola que tivesse o curso colegial. Mas não consegui vaga. Fiquei na lista de espera. Nessa época eu havia começado meu primeiro emprego e fiz o primeiro ano em uma escola particular. No segundo consegui vaga em uma escola pública, onde dei continuidade aos estudos. Quando comecei meu primeiro trabalho eu era visitado por um vendedor de livros e adorava ficar olhando os livros e que ele trazia. Comprava muitos livros mesmo sabendo que às vezes não dava tempo para ler todos. Gostava muito de livros de suspense, romance entre outros. A menina do fim da rua, quando as crianças saíram de férias (suspenses ) e o estranho no ninho, Papillon ( romances que deram origem a filmes) são alguns modelos de livros que eu adquiria para minha leitura. Com o decorrer do tempo comecei a ler menos os livros que eram meus passatempos favoritos. Precisa aproveitar meu tempo para a minha formação, com isso tive que ler muitos livros indicados pelos meus professores, principalmente quando fazia a faculdade de Administração de Empresas. As disciplinas de Economia, Contabilidade, Legislação tributária entre outras exigia que eu mudasse um pouco meus hábitos de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário